Quem Somos

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Seção Bahia surgiu da necessidade de concentrar, em um único órgão de classe, os interesses da hotelaria e do turismo. Em outros estados, ela já existia. Salvador, por toda a sua história e potencial, não podia ficar de fora e trabalhando isoladamente.
A ABIH-BA vem cumprindo o seu papel e, ao longo destes anos, surgiram muitas outras realizações, graças ao trabalho sistemático e criativo dos seus diretores. Dentre elas, a locação da sala, sede da ABIH-BA no Centro Empresarial Iguatemi, no dia 20 de agosto de 1991. Desde que foi fundada, a ABIH-BA não tinha sede própria, ou alugada, funcionando em dependências cedidas pelo Sindicato de Hotéis, ou até mesmo em empresas dos seus diretores. Após esta etapa, aconteceu a interiorização da entidade instalando duas delegacias, uma em Porto Seguro, tendo por titular Cícero Sena e outra em Ilhéus, dirigida por José Torres Brandão possibilitando um maior intercâmbio de informações. Outra conquista, foi a criação do 1º curso de Administração Hoteleira da Bahia, em parceira com as Faculdades Integradas da Bahia (atual Estácio FIB) e o Hotel Escola Belmar, no dia 2 de março de 1998. O então presidente da ABIH-BA, Dilson Jatahy, ressaltou a importância da criação do curso de Hotelaria que permitirá a formação de pessoal tecnicamente qualificado, ao tempo em que abre um novo campo de trabalho numa indústria em permanente expansão.
Em 12 de agosto de 2004, a sede da ABIH-BA transferiu-se para o bairro do Comércio, no Edifício Sesquicentenário. A inauguração contou com a presença de autoridades políticas e ligadas ao turismo, representantes do trade e demais convidados. E finalmente, com quatro salas próprias a sede atual no edifício Bahia Executive Center no Caminho das Arvores, na gestão de Ernani Pettinati.
Na atual gestão do presidente José Manoel Garrido, a ABIH-BA, tem se dedicado as capacitações para a Copa do Mundo em 2014, com programas como Olá Turista, Bem Receber Copa, Pequenos e Notáveis, Revenue Management, etc. É muito importante que a hotelaria esteja em sintonia com o estado e a cidade e que Salvador possa sempre ser considerada uma cidade turística.