Em 2015, o vinho vai ser, sob diversas formas, a estrela na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que escolheu trabalhar o tema Os Vinhos de Portugal e abriu um concurso desafiando os realizadores de cinema, sobretudo os jovens, a apresentarem filmes sobre o assunto.
O concurso já está aberto e dirige-se a todos os que quiserem aceitar o desafio, incluindo naturalmente os alunos de hotelaria, turismo e enologia. A ideia é apresentarem um filme, em formato de curta-metragem, que pode ser de ficção ou documentário, que “expresse a diversidade e riqueza da cultura do vinho em Portugal, desde os contextos mais populares aos mais sofisticados”. Os trabalhos serão avaliados por um júri composto pelo humorista Fernando Alvim, pelo crítico de vinhos e gastronomia Fernando Melo, e pelo produtor e presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso.
Quem quiser participar no concurso pode consultar o regulamento no site do festival e fazer a inscrição até 15 de Janeiro. Os filmes escolhidos serão depois mostrados no Wine & Flavours Film Festival que decorrerá de 28 a 31 de Janeiro do próximo ano, nas instalações da escola. A organizar toda a iniciativa, no âmbito do projecto de trabalho para o ano lectivo 2014/2015, estão os alunos de finalistas do curso de Gestão Hoteleira, Restauração e Bebidas, Gestão e Produção de Cozinha, Culinary Arts, Gestão e Produção de Pastelaria e Gestão Hoteleira de Alojamento.
O jornalista especializado em cinema José Vieira Mendes foi convidado para ajudar na organização do festival e na selecção dos filmes nacionais e internacionais (extra-concurso) que serão mostrados ao longo dos quatro dias. O programa vai incluir ainda jantares vínicos e debates.