Turismo na Bahia deverá ser incrementado em até 20% com a chegada de novos voos

O início da operação, a partir de janeiro, de oito voos diretos de Salvador para a Buenos Aires, na Argentina, é visto pelo governo e trade turístico baianos como um dos sinais positivos de que o setor deve crescer em 2015: entre 18% e 20%, projetam. "A menos que a conjuntura econômica se revele extremamente adversa", como faz a ressalva o presidente da seção baiana da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-BA), José Alves Peixoto Junior .

O empresário lembra que o segmento do turismo é sempre um dos primeiros a serem afetados no caso de flutuações do câmbio, por conta da conjuntura econômica. "Daí porque é preciso estar sempre atento, embora os voos apontem para bons negócios no setor.

Os novos voos para a capital da Argentina unem às duas novas linhas inauguradas este ano para Santiago, no Chile, além da ampliação em mais um voo direto, totalizando quatro, para Madri, na Espanha. "O aumento no número de voos é fundamental para o turismo, pois impacta não apenas as operações com receptivo de turistas, como também incrementa a venda de pacotes pelas agências de viagens do estado que trabalham com  turismo exportativo de baianos", frisa Peixoto Junior.

Somente as cerca de 300 agências de turismo do estado empregam, aproximadamente, 3 mil pessoas, segundo dados da entidade.  A agência Salvatur, por exemplo, está operando bem com o turismo exportativo. "Já não há mais pacotes na empresa para o período do Carnaval, por exemplo, assim como ocorreu com os pacotes vendidos para o Reveilllon", revelou o presidente da Abav-BA.

Turismo interno – Se depender de novos voos, as projeções para o ano que vem podem ser ainda mais otimistas. Segundo o secretário de turismo, Pedro Galvão, as companhias aéreas nacionais também ampliaram a oferta de linhas para Salvador. "Além disso, dentro da Bahia, também passamos a contar agora com 14 voos regionais, estimulando os passeios dos baianos para regiões como a Chapada Diamantina e sul do estado", informa.

De acordo com as estimativas da Secretaria de Turismo, 4,8 milhões de visitantes, sendo que 52% brasileiros, devem movimentar o turismo no estado no ano que vem. Os reflexos são notados tanto nos negócios das atividades diretamente ligadas ao setor,  como é o caso das agências de turismo e rede hoteleira, quanto no ramo de serviços e entretenimento, no caso de bares, restaurantes e o setor de entretenimento.

Argentinos e mineiros – Galvão ressaltou que os argentinos já são atualmente os estrangeiros da América do Sul que mais visitam Salvador. "Com os novos voos diretos para Buenos Aires, a tendência é de que eles ampliem a visita para a capital baiana". São seis linhas da Aerolineas Argentinas e duas da Gol.

No turismo nacional, os mineiros, seguidos dos paulistas e cariocas são os que mais visitam a Bahia, com a concentração principalmente no litoral sul. "Até março de 2015, período da alta temporada, também já se registra altas taxas de ocupação no litoral norte, grande parte por conta das promoções que fizemos do estado, com 21 eventos em vários países do exterior, além das ações realizadas na Copa, quando a Bahia foi divulgada para cerca de R$ 3 bilhões de pessoas", ressalta Galvão, sem fazer projeções para o restante do ano.

Fonte: A Tarde – Joyce de Sousa

Compartilhe: