Para você que escolheu a profissão na área de hotelaria, sabe que é preciso ter muito jogo de cintura, flexibilidade e disponibilidade para lidar com milhares de situações que se apresentam todos os dias, 24 horas por dia, 365 dias no ano. Carreira & Cia conversou com Nilson Bernal, gerente geral do Four Points by Sheraton, o hotel eleito pela 9a vez pelo Guia 4 Rodas, para conhecer inovações e tendências num segmento em crescimento em Curitiba.
É importante gostar do que faz em hotelaria?
Principalmente quando se trata de atendimento e negociação. Lembre-se que todo hoteleiro, todos os dias, deve estar negociando algo com alguém, colaboradores, clientes, fornecedores e precisa de maturidade profissional muito acima da média, pois está lidando com pessoas que pensam e agem de forma diferente, egos, orgulhos vaidades. Ser ou estar hoteleiro precisa ser um bom negociador e, obviamente, entender do seu negócio, da sua operação e não se limitar, buscando sempre agregar valor para seu negócio.
Como ser exemplo para a equipe?
Conheço muitos executivos que exercem uma grande autonomia e poder de negociação. Estes sabem exatamente a hora de ceder e exercer a pressão na medida certa e, acreditem, muitas das vezes conseguem o que querem exercendo com muito talento, postura e atitude convencer muitas situações. Procure sempre aumentar seus resultados de forma eficaz. Planejamento é palavra de ordem e sempre e tome cuidado para não improvisar, pois estar sempre preparado é um ingrediente que não pode faltar a sua gestão. Todo e qualquer profissional que buscamos selecionar com possível candidato, faço menção a estes e cito a palavra ética e isso requer confiança de forma bastante mútua.
Como criar e gerar empatia na equipe ?
Se colocar no lugar do outro é questão importante, mas é necessário ter esta postura e ter uma percepção de valorizar o ponto de vista do outro, pois julgo que é fundamental. Você quer ser respeitado? Então, crie e estabeleça uma relação profissional de confiança e respeito, valorize a opinião e postura do outro. Respeito e confiança tem que se tem de ambas as partes. Vocês já ouviram falar, que “tudo tem que ser a ferro e fogo, do meu jeito, senão…”. Isso não existe mais, ou não deveria existir numa profissão que requer muita flexibilidade e mudanças em todos os instantes. Muitas vezes precisamos mudar estratégias e, confesso, que não vejo problema algum, desde que você entenda e perceba esta real necessidade do seu empreendimento ou cliente.
Semear e colher
Nem tudo é só resultado, mas são eles que farão com que o seu negócio se mantenha sustentável, tanto do ponto de vista do seu produto, quanto seus processos que farão com que o seu hotel tenha consistência em entregar de fato aquilo que o seu hóspede está comprando. Sempre busque avaliar o seu negócio e aprenda com seus erros e acertos, desta forma você sempre estará preparado para este mundo de oportunidades, que é ser hoteleiro.
Fonte: Bem Paraná