Taxa de Ocupação de 2019 supera ano anterior, mesmo com a crise da Avianca e manchas de óleo

A rede hoteleira de Salvador apresentou no ano de 2019 (de janeiro a dezembro) Taxa de Ocupação de 62,49% – incremento de 0,34% em relação ao mesmo período do ano anterior (62,15%). Já a Diária Média apresentou um crescimento de 27,43%, passando de R$ 228,18 em 2018 para R$ 290,78 em 2019, resultado este influenciado em boa medida pela entrada de hotéis de luxo no mercado. Deste modo, o Revpar (indicador ponderado de taxa de ocupação e diária média) cresceu 28,13%, com R$ 181,71, situando-se acima do igual período de 2018 (R$ 141,82). Levando em consideração os dados sem os hotéis de luxo, o resultado da taxa de ocupação seria de 63,66%, a Diária Média de R$ 248,27 e Revpar de R$ 158,06.

“A Taxa de Ocupação permaneceu praticamente estável em relação ao ano de 2018 em função da redução do número de passageiros do Aeroporto de Salvador em decorrência da crise da Avianca. Essa situação provocou uma redução de 3,8% no número de passageiros na capital baiana, no período de janeiro a novembro de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, e também um aumento considerável nos preços das passagens, sendo assim a estabilidade da Taxa de Ocupação é um resultado positivo”, afirma Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA).

A entrada de hotéis de luxo no mercado e na amostra tiveram forte influência no aumento da Diária Média de dezembro 2019. Em dezembro de 2019, a taxa de ocupação foi de 60,15% comparando-se com o mesmo período do ano anterior, que foi 64,40%, representando uma redução de 4,25%. A diária média teve um crescimento de 29,23% (R$ 318,31 em 2019 e R$ 246,32 em 2018), enquanto o Revpar cresceu 20,70%, passando de R$ 158,63 em dezembro de 2018 para R$ 191,46 em 2019. Levando em consideração os dados sem os hotéis de luxo, o resultado da taxa de ocupação seria de 60,90%, a de Diária Média de R$ 270,62 e Revpar de R$164,81.

“Estes dados reforçam o trabalho intensivo da ABIH-BA desde 2016, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador com o objetivo de promover o Destino Salvador nos principais pólos emissores. Realizamos em 2019 diversas ações promocionais, como: o Road Show, FAM Show de Agentes de Viagem, FAM Show para operadores de viagem, Rodada de Negócios, Hospitality Experience”, enfatiza Lopes.

Outra conquista foi a assinatura do termo que concedeu incentivos fiscais ao setor hoteleiro de Salvador, que permitiu o pagamento de dívidas tributárias municipais com desconto de até 100% de multa de encargos monetários e a redução em até 40% no IPTU. “Este era um pleito antigo do setor da hotelaria, para minimizar o fechamento de hotéis e as perdas na taxa de ocupação da hotelaria, sendo possível investir em treinamentos, requalificação da rede hoteleira e gerar emprego e renda”, declara o ex-presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos, que liderou as tratativas com a Prefeitura Municipal de Salvador.

De acordo com a entidade os resultados tendem a ser mais expressivos em 2020. “Acreditamos que este ano teremos um desempenho ainda melhor que no ano passado, como a expectativa de crescimento da economia, novo Centro de Convenções, requalificação da infraestrutura do aeroporto e mais feriados prolongados", conclui Lopes.

Os números são fruto da Pesquisa Conjuntural de desempenho (Taxinfo), realizada em parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia e Brasil. Os dados são fornecidos diariamente pelos próprios hotéis ao Portal Cesta Competitiva e a média resultante constitui indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem em nossa capital.

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