Índice de Intenção de Viagem para Destinos Nacionais é o Melhor dos Últimos 4 Anos

Mesmo com outros setores do País com números aquém de um panorama de crescimento, o turismo continua como um dos setores que mais traz boas perspectivas para o mercado.

A Sondagem do Consumidor, pesquisa mensal do Ministério do Turismo, registrou, em junho, o melhor índice de intenção de viagem para destinos nacionais dos últimos quatro anos, em comparação com os resultados anteriores do mesmo mês. De acordo com a pesquisa, 73,3% dos entrevistados que pretendem fazer pelo menos uma viagem até dezembro deve optar por visitar alguma cidade brasileira.

O melhor mês de junho registrado desde 2011 apresentou crescimento de 3,3% em relação ao mesmo mês do ano passado (70,9%). O último recorde era de 74,9% (jun/11). De acordo com o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes, em um cenário econômico de desafios, a alta na preferência por viagens domésticas representa a sustentabilidade do mercado interno nessa área. O Nordeste e o Sudeste são as regiões  preferidas para 43,2% e 26,2% dos entrevistados, respectivamente.

Ao lado desses números internos está uma pesquisa da OMT que mostra que o turismo na América do Sul cresceu duas vezes mais que a média mundial. Dados do estudo revelam que entre janeiro a abril de 2015, 332 milhões de turistas viajaram pelo mundo, um aumento de 4% em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a organização, essa marca deve ser superada no período entre maio e agosto, quando mais de 500 milhões de viagens são esperadas. Em média, as chegadas internacionais crescem 4,5% ao ano desde 2010.

Na avaliação do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o estudo comprova o potencial de crescimento do turismo brasileiro no cenário mundial.

A pesquisa pontua ainda  que a forte saída de turistas dos Estados Unidos alimentou o setor no mundo. Apenas de janeiro a abril, 20 milhões de pessoas saíram dos EUA para visitar outros países, 7% a mais do que o registrado em igual período de 2014.

No levantamento,  a América do Sul teve crescimento duas vezes maior que a média mundial, o que, segundo o ministro,  reforça a necessidade de melhorarmos a conectividade com países vizinhos, como a Colômbia e a Argentina.

Unidas, as duas pesquisas comprovam o interesse tanto do turista nacional quanto do internacional em ter o Brasil como um dos principais alvos de suas viagens. Escolhido o País como destino, com certeza o visitante estará de olho no empreendimento que poderá acolhê-lo.

E é neste cenário que será realizada a Equipotel deste ano.

 

Compartilhe: