As diretrizes de um plano estratégico para desenvolvimento da atividade turística, para o período 2016-2018, foram discutidas e atualizadas nesta quinta-feira (dia 14), em Salvador, durante reunião do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), entidade que agrega todas as associações de classe do trade turístico.
O secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, destacou a importância de uma agenda comum para priorizar ações públicas e privadas, com o propósito de acelerar o desenvolvimento sustentável do setor.
A promoção do destino Bahia, com ações de marketing, também foi abordada pelo secretário. Ele falou sobre a criação de uma plataforma digital – já em execução – para consolidar informações turísticas e prestar serviço de atendimento aos visitantes, pela web.
Durante o debate, o secretário propôs aos conselheiros a criação de um capítulo especial sobre as prioridades de Salvador, no plano estratégico, a fim de mobilizar as esferas públicas estadual e municipal, juntamente com a iniciativa privada, em um esforço conjunto de promoção do destino.
Em seguida, o superintendente de Investimentos em Polos Turísticos da Setur, Fernando Ferrero, apresentou os avanços do programa de turismo náutico da Baía de Todos-os-Santos. No mês passado, foi assinado contrato com o Consórcio Gerenciador Projetec-S.PRO, ação estabelecida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implantação do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). As obras físicas estão previstas para acontecer a partir de 2017. O plano fixa investimentos de US$ 84,7 milhões em infraestrutura, serviços e gestão ambiental, em 18 municípios situados no entorno da baía.