A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) anunciaram, em coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira, 27, uma ação de promoção do destino para incentivar a vinda de turistas à cidade. Está prevista a realização de um Road Show exclusivo para mais de 300 operadores e agentes de turismo dos principais mercados emissores de visitantes para Salvador. O evento será realizado em setembro e outubro e engloba seis cidades do país: Ribeirão Preto (27/9), Campinas (28/9), São Paulo (29/9), Rio de Janeiro (18/10), Belo Horizonte (19/10) e Brasília (20/10). “Esta ação é muito importante porque é dirigido ao profissional que tem o poder de indicar e vender o destino. Através deles queremos aumentar o fluxo de visitantes, recuperar o tempo e os turistas perdidos para outras cidades”, ressalta o presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos.
Durante a coletiva, realizada na sede da Secult, também foram anunciadas ações em parceria com a Salvador Destination e a Air Europa, entidades que também estão empenhadas em reverter a crise no setor. Apenas este ano, a Secult já direcionou R$ 42 milhões na promoção, divulgação e realização de eventos na cidade.
Estão previstos press trip com jornalistas de todo o país, em associação com a Salvador Destination e a Air Europa. O programa, que foi iniciado em junho, já trouxe profissionais de turismo da diversidade e da maturidade. Até agosto serão quatro grupos, reunindo os principais meios de comunicação especializados em turismo, assim como jornalistas dos mais conceituados jornais de São Paulo, Minas, Rio, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em outubro, junto com a Air Europa, acontece um press trip com jornalistas da Europa. “Vamos mostrar as novas opções culturais e de lazer de Salvador e, com isso, gerar mídia espontânea sobre a cidade, ajudando a conquistar mais visitantes”, destaca o secretário da Secult, Érico Mendonça.
A Secult também quer incentivar o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) na capital baiana. Com a Salvador Destination, pretende atrair convenções de grandes empresas, assim como viagens de premiação (incentive), segmento que movimenta mais de R$ 33 bilhões no país. De olho nesses turistas, acontecem dois eventos, em outubro, que vão reunir 30 decision-maker de grandes corporações. "Com as convenções de empresas estamos buscando eventos que necessariamente não precisam de grandes centros de convenções e que geram um grande movimento na economia local”, pontua Paulo Gaudenzi, presidente da Salvador Destination.
Presente na coletiva, o presidente da Saltur (Empresa Salvador Turismo), Isaac Edington, ressaltou o trabalho do município de divulgar os eventos, com antecedência, possibilitando um aumento na comercialização de pacotes para Salvador. Até a primeira quinzena de setembro, a prefeitura deve lançar, em São Paulo, a programação de Verão. Também está prevista a implantação de um novo produto: a maratona oficial de Salvador, que deve acontecer a partir de 2017.