Salvador no ranking do turismo durante a Copa

Durante a Copa, os holofotes voltados para os turistas estrangeiros que vieram ao Brasil para curtir os jogos do Mundial e conhecer as cidades-sede. Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, também mostrou que o fluxo de brasileiros no território nacional foi intenso durante a competição. Cerca de 3 milhões de pessoas se movimentam pelo país, 67,2% delas por destinos que ainda não conheciam.  A Bahia despachou 220.021 turistas em território nacional. O Estado só perdeu para São Paulo, com 858.825 viajantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 260.527.

O Ministério do Turismo faz uma pequena diferenciação entre turista, aquele que pernoita na cidade ou destino visitado, e excursionista, o viajante que esteve na cidade-sede dos jogos e retornou no mesmo dia. Com isso, dos cerca de 3 milhões de brasileiros que circulam pelo Brasil durante a Copa do Mundo, pelo menos 2.152.392 se enquadram na categoria de turistas e outros 904.005 são excusionistas.

Os turistas brasileiros também avaliaram os estádios e a infraestrutura turística. As maiores notas foram para os quesitos receptividade, atendimento e opções de turismo e lazer. Já os estádios, ede modo geral, receberam 92% de avaliações positivas, mas os preços da alimentação dentro das arenas desagradam os visitantes brasileiros que apontam apenas 31,2% de satisfação.

Antes de sair o resultado dessa pesquisa, já haviámos noticiado que Salvador se destacou no cenário nacional, no período da Copa, esses resultados são animadores para a Capital e sem dúvida um legado importante que levaremos para o futuro. E lógico que é necessário manter esse resultado.

 

Compartilhe: