Todos nós sabemos que o Brasil está atravessando uma forte crise e que acaba afetando diretamente o seguimento do turismo. Diretamente os hotéis são afetados, pois as pessoas hoje estão pensando duas vezes antes de viajar e quando decidem, acabam por pesquisar, e muito, antes de fechar o pacote.
Em tempos de crise devemos ser mais criativos e buscar ferramentas que nos ajudem a estar presentes nessas pesquisas e é claro tendo visibilidade e preços competitivos.
Nosso hotel, o Costa dos Coqueiros Resort, localizado na Praia de Imbassaí – Litoral Norte da Bahia, vem inovando desde 2014 no que se refere a novas ferramentas digitais. Estamos sempre buscando novidades, nos atualizando e desde então buscamos ter tarifas mais flexíveis nos períodos de baixa temporada e em dias de semana, pois temos como visualizar as datas em que estamos com poucos apartamentos, estar bem colocados no Google, e utilizar uma das principais “armas” que temos em mãos: o Facebbok. Exemplo disso foi que no ano de 2015 fechamos com média de ocupação de 81% e em 2016 com a média de 86%, em ambos os anos com excelente diária média.
Recentemente aderimos a uma ferramenta que vem nos auxiliando a buscar mercados e posicionamentos, a indicação foi da BeeWeb pelo amigo Alessandro Canella, que nos apresentou ao selfHotel, uma evolução em sites de hotéis, fechamos na hora pois visualizei o que estava nos faltando em nossas ações.
O trabalho não para, em muitas vezes pareço um Operador de Bolsa de valores, buscando ofertas, verificando os períodos em que podemos soltar algumas promoções, diárias “Malucas”, dentre outras ações secretas (tipo a formula da Coca Cola, rsrrsrs). Teve um funcionário meu que chegou a falar, nosso Gerente Comercial só fica no Facebook, mas depois ele mesmo reconheceu o grande trabalho que tem por trás disso.
Outro exemplo recente: O último Réveillon caiu de sábado para domingo, todos nós sabemos que quando essa festa caí num final de semana é muito complicado para vender e com preços mais caros piorou, mas fizemos uma ação com as Mídias Digitais e com pouco investimento e muito trabalho, conseguimos lotar rapidamente com excelentes tarifas. Mais recente, ainda fizemos uma publicação no Facebook e com pouco investimento tivemos somente neste “Post” um retorno de mais de 1.500 curtidas em nossa pagina, mais de 80 compartilhamentos (que se multiplicam em milhares) e mais de 150 comentários e pedidos de orçamentos.
Essas pequenas grandes ações nos geram e muito mais reservas diretas, em nosso hotel o maior cliente é o Particular, que chega a representar cerca de 40% do nosso faturamento.
Nosso trabalho não para e espero poder continuar a buscar alternativas para continuarmos crescendo e tendo excelentes resultados.
Vamos em frente, pois se falta Vento, temos que ajustar as Velas
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Autor: Carlos Marrama
Gerente Comercial
Hotel Resort Costa dos Coqueiros
www.resortcostadoscoqueiros.com.br