O secular ritual de percorrer oito quilômetros a pé, a partir da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em direção à Colina Sagrada, acontece nesta quinta-feira (15), durante a Lavagem do Bonfim. Principal manifestação popular de Salvador, depois do Carnaval, com 261 anos de tradição, a manifestação reúne milhares de baianos e turistas para reverenciar o Senhor do Bonfim, o padroeiro de coração dos baianos, sincretizado como Oxalá nas religiões de matriz africana.
Puxado por baianas tipicamente trajadas, carregando jarros de água de cheiro (preparada com flores e folhas cheirosas utilizadas nos rituais dos terreiros de Candomblé), a tradicional caminhada de fé tem previsão de início às 8h, da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. Marcada pelo sincretismo religioso, une devotos católicos e do Candomblé, com pedidos de bênçãos e agradecimento por graças alcançadas.
Enquanto o cortejo segue em direção à Colina Sagrada, onde se localiza a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, no bairro de mesmo nome, por volta das 9h um show de músicas religiosas no adro da Igreja prepara o público para a bênção na chegada do cortejo, previsto para 12h. Ponto alto das homenagens, a acolhida das baianas pela Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para a lavagem das escadarias e adro da igreja é também o momento que muitos devotos aproveitam para molhar a cabeça com água de cheiro, num gesto de fé, esperança e purificação.
Embora no dia da lavagem não seja permitida a entrada de visitantes no templo, a imagem peregrina do santo fica próxima à porta principal, para veneração pública dos fiéis, até às 18h. O dia costuma terminar com muita música, bebida e comidas típicas nas diversas barracas espalhadas em torno da Igreja.
História – A tradição da lavagem começou com os escravos, quando eles preparavam o templo para o domingo festivo. Mulheres vestidas com seus trajes brancos e de torços na cabeça colhiam água numa fonte do bairro, que era levada à Colina Sagrada em lombo de burro. Durante o trabalho, cantava-se e dançava-se. A devoção ao Senhor do Bonfim teve inicio quando, em 1740, o capitão-de-mar-e-guerra Theodósio Rodrigues de Faria trouxe de Portugal uma imagem similar e no mesmo tamanho da que existia na cidade de Setúbal.
Serviços
Até o dia 28 de fevereiro, a Basílica do Bonfim fica aberta das 7h às 21h, sendo que as sextas-feiras e domingos a primeira missa tem início às 6h30. As mudanças ocorreram para atender aos fiéis e turistas que visitam o templo.
Saúde – Um módulo assistencial com 10 leitos ficará ao lado da Colina Sagrada, a partir das 8h. Três ambulâncias do SAMU com médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas estarão de prontidão ao lado do posto médico, na Praça Irmã Dulce e nas imediações da Igreja da Conceição da Praia.
Ambulantes – Foram credenciados 583 ambulantes. No dia do evento, os agentes de fiscalização da Semop vão fazer o ordenamento dos comerciantes informais.
Blimps – Continuam proibidos blimps – balões de publicidade – e faixas durante o cortejo, conforme Decreto Municipal 12.642/2000.
O que fecha – O expediente de 18 cartórios localizados na área dos festejos foi suspenso. Isso inclui o 1º, 2º, 4º e 5º Ofício de Registro de Imóveis, 1º, 2º e 8º Ofício de Notas e os cartórios do Registro Civil de Pessoas Naturais do Subdistrito de Conceição da Praia, Nazaré, Paço, Santana, São Pedro, Vitória, Penha, Plataforma, Paripe, Periperi e dos Mares. O Shopping Lapa fechará às 18h. As Unidades de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Comércio e de Lauro de Freitas estarão fechados por conta dos festejos.
Trânsito – Fica proibido circular e estacionar entre 1h e 19h na pista à esquerda e entre 1h e 22h na pista à direita da Av. Contorno, entre a Rua da Gamboa de Cima e a Praça Cayru. A partir de 1h, também é proibido estacionar na Praça Cayru, nas ruas da Bélgica, Conceição da Praia e Miguel Calmon, Av. Jequitaia, Praça Almirante Riachuelo, Av. Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Dendezeiros, ao lado direito da Rua Régis Pacheco, e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu, em direção aos Mares. A Av. Oscar Pontes terá sentido duplo a partir das 6h. No mesmo horário, a Régis Pacheco terá sentido único a partir da junção com a 26 de Dezembro. O tráfego será liberado progressivamente à passagem do cortejo na Praça Cayru, ruas da Bélgica e Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Largo de Roma e Av. Bonfim.
Transporte – Serão criados pontos de táxi provisórios, das 8h de amanhã até as 4h de domingo nas ruas Guilherme Marback e Henrique Dias. Os pontos da Baixa do Bonfim e Alto da Colina ficarão desativados. O Plano Inclinado Pilar funcionará amanhã entre 6h e 22h, enquanto o Elevador Lacerda funciona ininterruptamente, de graça. A partir das 6h de amanhã, muda o itinerário das linhas de ônibus vindas de Largo do Tanque e do Aquidabã com destino ao Campo Grande; do Aquidabã sentido Suburbana; da Suburbana sentido Península Itapagipana e com destino final no Terminal da França.
Fonte: iBahia.com