Governo apoia Festival Internacional do Chocolate & Cacau em Ilhéus

A programação do 7º. Festival Internacional do Chocolate & Cacau foi apresentada hoje (22) num evento que contou com a presença do secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pellegrino. O festival acontece de 11 a 14 de junho, no Centro de Convenções de Ilhéus e tem o apoio do Governo da Bahia. Com o tema “Declare seu amor ao Chocolate”, o festival reunirá expositores de chocolates finos, produtores de cacau e tecnologia de produção, além da realização de palestras, debates, workshops, cozinha show e ateliê do chocolate. Uma feira reunirá expositores do Sul da Bahia, que já produzem chocolates finos com certificado de origem do Sul da Bahia.

Os participantes também poderão visitar fazendas de cacau, para acompanhar o processo de produção, em meio a áreas preservadas de Mata Atlântica. De acordo com Marco Lessa, organizador do evento, “esse é um projeto que contempla diversos segmentos econômicos, como agronegócio, gastronomia e turismo”. “A discussão em torno da industrialização, verticalização da produção e melhoria da qualidade do cacau reflete as ações do Estado, buscando soluções para a retomada do desenvolvimento regional”, disse Lessa.

Jorge Amado e Chocolate

O secretário de Turismo Nelson Pelegrino destacou que “Ilhéus é conhecida mundialmente pela obra de Jorge Amado e agora está sendo conhecida pela produção de chocolate e isso também terá impactos positivos no turismo, já que as pessoas poderão conhecer os locais que inspiraram os romances do escritor e saborear um dos melhores chocolates do mundo”. Para Pelegrino, o Festival do Chocolate “fortalece o processo de incentivar a industrialização do cacau do Sul da Bahia e consolidar Ilhéus como um dos principais polos turísticos do Estado”.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro disse que “essa é uma iniciativa que valorizar a cultura do cacau e incentiva a produção de chocolate, agregando valor ao principal produto da região”. Jabes também defendeu as parcerias com o Governo do Estado, “criando condições para que Ilhéus seja um destino turístico nacional e internacional, potencializando as belezas naturais e a história e a cultura da cidade”.

 

 

Fonte: Bahia.com.br

Compartilhe: