Vinte dirigentes de entidades médicas nacionais estiveram em Salvador este ano para participar do projeto Salvador nice to meet you, promovida pela Salvador Destination e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com o objetivo de fazer da capital baiana referência na realização de congressos médicos.
A última edição do projeto, que aconteceu no período de 7 a 10 de julho, encerrou a programação de 2016 com a possibilidade de Salvador sediar pelo menos cinco eventos da área médica. “Queremos muito trazer, novamente, para Salvador o congresso nacional de Neurocirurgia. O último que aconteceu aqui, em 2010, foi um dos mais elogiados. Além disso, a Bahia é o berço da Medicina brasileira. Foi aqui que se fundou a primeira faculdade de Medicina, em 1808. Daqui saíram os primeiros médicos", destacou o presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Modesto Cerioni Junior, que participou do evento.
Durante três dias, os dirigentes conheceram hotéis e espaços para eventos da cidade e passearam por pontos turísticos e culturais de Salvador. “Fiquei positivamente impressionado com o que vi. Já conhecia Salvador, mas agora tive um novo olhar. Percebe-se que a cidade está num momento de mudança. Estou muito entusiasmado para trazer nossos eventos para Salvador", assinalou o presidente da Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (Abrampas), Eduardo Fernandes D'Aguiar.
Desde a primeira edição, realizada de 19 a 22 de maio, associados da Salvador Destination se engajaram no apoio ao projeto para fortalecer o destino diante das dificuldades enfrentadas pelo setor no Estado. "Para nós, do trade, iniciativas como esta da Salvador Destination são fundamentais diante da total inexistência, inépcia e incapacidade por parte das instituições do Estado (Secretaria de Turismo e Bahiatursa) em promover este tipo de trabalho ou, pelo menos, apoiá-los", pontuou o gerente geral do Bahia Othon Palace Hotel, Luis Marques. “Estamos mostrando a união do trade em tornar a indústria turística da capital baiana cada vez mais forte", ressaltou Zara Bastos, gerente de vendas do São Salvador Hotéis e Convenções, que hospedou os participantes da segunda edição do evento.