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Apoiado pela ABIH Bahia, Hotel Summit trouxe Inovação e Inspiração para Vendas de Reservas Diretas

Com plenária lotada por hoteleiros até a última palestra, congresso foi marcado por ferramentas, novidades e muitas ideias inspiradoras envolvendo o marketing, distribuição e vendas de diárias.

Apoiado pela ABIH Bahia, Hotel Summit trouxe Inovação e Inspiração para Vendas de Reservas Diretas

Investir no marketing digital e na distribuição eficiente de suas reservas, foi o caminho apontado pelos palestrantes do Hotel Summit como solução para que os meios de hospedagem diminuam a dependência das OTAs e aumentem suas reservas diretas. O desconhecimento de técnicas para atuar no ambiente da internet impede que hotéis e pousadas alcancem resultados mais satisfatórios. A concorrência com as agências de viagem online é um problema que segue crescendo a cada ano para aqueles que ainda não adotaram as novas práticas do mercado.

Os números são impressionantes e continuam subindo. Cerca de 80% das reservas online da maioria dos hotéis são realizadas pelas OTAs. Elas recebem comissões de até 30% sobre cada venda. Durante o Hotel Summit 2018, ocorrido no dia 29 de junho deste ano, a palestrante Liliane Ferrari chamou atenção para o fato de que o crescimento dessas agências de viagem online começou no ano de 2011 e não parou mais.

A relações públicas Jaine Barbosa apresentou o workshop sobre as principais funcionalidades da plataforma selfHotel para superar o problema. Com um mix completo para automação do marketing digital de hotéis e pousadas, seus recursos podem ajudar a reequilibrar as vendas dos hotéis, privilegiando as reservas diretas. “O objetivo principal da plataforma é conseguir reduzir esses custos [com as OTAs] e aumentar as reservas diretas dos hotéis. Para isso, o selfHotel funciona como uma máquina de reservas diretas. A plataforma possui dezenas de ferramentas para isso”, disse Jaine.

Em artigo publicado este mês, a PhocusWire traz um diagnóstico um tanto negativo para o mercado. Os hotéis estão perdendo a visibilidade orgânica nos mecanismos de busca, como o Google. A situação demanda uma nova postura do mercado hoteleiro para trazer equilíbrio à balança de reservas diretas e OTAs.

Inspiração para mudar

O auditório do Hotel Salvador Business & Flat ficou pequeno para a quantidade de interessados, durante as 12 horas de realização do Hotel Summit, no final do mês passado. O evento reuniu importantes nomes do mercado hoteleiro, do marketing digital e comunicação. Uma iniciativa inédita do selfHotel para abordar temas como Marketing Digital, Distribuição e Vendas no mercado hoteleiro, no intuito de reverter o atual cenário do setor.

O fundador do selfHotel, Allessandro Canella, iniciou o evento com as boas vindas aos participantes do encontro. “Temos parceiros importantes, como a ABIH-BA, Fecomércio-BA e o Sebrae, que nos ajudaram a viabilizar esse evento, que leva mais informações para vocês hoteleiros”, disse Canella.

Entre palestras, workshops e painéis de debate, os profissionais da hotelaria puderam conhecer as mais recentes inovações em ferramentas e estratégias para rampear as reservas diretas de hotéis e pousadas. Em proposta arrojada e multidisciplinar, que englobou o uso atualizado do marketing digital, técnicas de vendas e comunicação pelas mídias sociais, o público pode ouvir e discutir sobre as tendências do mercado e do perfil do consumidor atual.

Inovação para um mercado em transformação

As relações de consumo mudaram, os clientes esperam obter as respostas que procuram com muita rapidez e precisão. Hotéis e pousadas têm a necessidade eminente de se adequarem à essa realidade para poder sobreviver no mercado altamente competitivo, em que as as OTAs têm dominado.

As mídias sociais, como o Twitter, apresentam grande potencial para hoteleiros conquistarem ainda mais vendas diretas. “Ao monitorar o Twitter a partir dos trendding topics, você ganha insights importantes para sua marca. Além disso, é possível dar atenção quase personalizada às pessoas, e elas guardam isso para sempre”, apontou Lili Ferrari.

Rodrigo Teixeira da Asksuite falou sobre chatbots para hotelaria. A rapidez e prontidão no atendimento é uma das maiores vantagens da ferramenta. “Quando você atinge esse status [atende muito rápido às interações dos usuários], o Facebook dá um destaque bem grande disso, como se fosse o segundo status mais importante de um hotel, depois da quantidade de estrelas”, afirmou Rodrigo.

O HS2018 foi um sucesso de público e avaliação - 100% dos respondentes da pesquisa de satisfação avaliaram positivamente o evento. "Eu e minha diretora, Suzanne Fonseca, gostamos muito das palestras e nem sentimos o tempo passar, ficou sim, um gostinho de quero mais. O suporte do café, os lanches e o fechamento com os cantores, o acarajé e a cerveja artesanal foram a cereja do bolo", disse Ellen Duarte (Patachocas Beach).

Dentre eles, 97,4% indicariam o evento para parceiros e colegas de setor. Todos registraram intenção de retornar na próxima edição. Seguindo a missão de aculturar o mercado com as práticas mais atuais de Marketing Digital, Distribuição e Vendas, foi anunciada, ao final do congresso, a edição do Hotel Summit 2019, que deverá acontecer no dia 14 de junho, em Salvador.

Sobre o selfHotel
Plataforma com múltiplas ferramentas de automação e gestão de marketing digital para ajudar hotéis e pousadas ampliarem a geração de negócios e vendas diretas. Soluções para criação e nutrição de leads, e-mail marketing, gestão de contatos, mídias sociais, otimização de sites e SEO, analytics, além de fornecer, em poucas horas, um novo e responsivo site customizável, com apoio profissional e tutoriais online. Saiba mais, acesse: www.selfhotel.com.br



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