Hotéis Associados

Associe seu hotel

ABIH Bahia discute setor hoteleiro e apresenta o Conotel 2018 no Café com Informação

Promovido hoje, no Monte Pascoal Praia Hotel Salvador, o evento Café com Informação. Na ocasião, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, fez uma apresentação sobre o Conotel 2018 que está na 60ª edição.

ABIH Bahia discute setor hoteleiro e apresenta o Conotel 2018 no Café com Informação

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) promoveu nesta sexta-feira, 06 de abril, no Monte Pascoal Praia Hotel Salvador, o evento Café com Informação. Na ocasião, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, fez uma apresentação sobre o Conotel 2018 (Congresso Nacional de Hotéis) que está na 60ª edição.

“Este evento é o maior e mais importante da hotelaria brasileira. Há 10 anos o Conotel era realizado no eixo Rio e São Paulo, porém logo que assumi, notei a necessidade que outras regiões tinham que o Congresso fosse itinerante. Então, este ano o Conotel será realizado no período de 16 a 18 de maio, em Fortaleza, e no próximo ano em Goiânia. Outra novidade é a Equipotel, feira internacional de hotelaria e alimentação, que trouxemos de volta e que acontecerá no mês de setembro, em São Paulo. Esses dois grandes eventos que estamos oferecendo para os hoteleiros são uma grande oportunidade para eles se renovarem, reciclarem e estarem por dentro das novas tecnologias e das tendências do mercado turístico, criando sempre novas oportunidades de negócios”, afirmou Manoel Cardoso Linhares.

Para o presidente da ABIH da Bahia, Glicério Lemos, eventos como este são importantes para o setor trocar conhecimento e informações, além de discutir sobre as tendências do mercado e buscar novas oportunidades para o turismo da capital. “Procuramos trazer temas relevantes para a hotelaria, onde discutimos assuntos atuais, o futuro do setor turístico e traçamos planejamentos. Além disso, este momento é adequado para que a diretoria tenha um contato maior com os seus associados, para ouvir as sugestões, o que torna estes encontros mais proveitosos”.

O secretário municipal de Turismo, Cláudio Tinoco, prestigiou o evento e foi feita a assinatura do convênio entre a ABIH e a Prefeitura de Salvador através da Saltur para promoção do Destino Salvador. “A ABIH-BA tem sido parceria da Prefeitura de Salvador e da secretaria municipal de Turismo. Este contrato que nós acabamos de assinar, está em sua quarta edição, uma parceria que foi firmada em 2015, e no ano passado, no segundo período do governo do prefeito ACM Neto, tive a oportunidade de conhecer melhor, a nova fase ABIH-BA e da hotelaria do Estado. Hoteleiros, gerentes e representantes da Saltur se dispuseram de forma integrada a visitar os principais mercados emissores para a Bahia e capacitaram 2.500 operadores e gerentes de viagem, no ano de 2017. Nós estivemos em 11 cidades, das quais cinco eram internacionais e seis nacionais. Isso resultou em uma taxa de ocupação 58,3%, em 2017 quase igualando com o ano de 2014, mas muito melhor do que foi em 2015 e 2016”, enfatizou Tinoco.

O secretário ainda ressaltou que a Prefeitura de Salvador tem feito melhorias significativas na mobilidade urbana da cidade e nos atrativos turísticos, com a requalificação da orla atlântica de Salvador, do Centro Histórico da cidade e a construção do Centro de Convenções, um trabalho conjunto com a Secretaria de Turismo e por meio deste trabalho, o fluxo de turistas e a taxa média de ocupação no setor hoteleiro de Salvador vai melhorar de forma significativa.

O evento também esclareceu as mudanças da nova lei (Lei 13.589/2018) que regulamenta a manutenção dos sistemas de ar condicionado, a reforma trabalhista e suas repercussões na rotina da hotelaria, e debateu o decreto que regulamenta o artigo 45, da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) de pessoas com deficiência que atuam em hotéis e pousadas de todo o país.

 



Comentários


Hotéis Associados

Associe seu hotel

Publicidade